As Redes Educativas e as Tecnologias

Educação e democracia - aprenderensinar para um mundo plural e igualitário

Apresentação

Pensar a democracia em suas relações com a educação exige considerá-la a partir de uma nova perspectiva teórica e política de compreensão do que ela exige e pode ser, como alerta Boaventura de Sousa Santos e, como pretende Maturana, aceitar a pluralidade do mundo como característica e não como problema, reconhecendo a legitimidade de diferentes sujeitos, modos de ser e de compreender o mundo.

Assim, entendemos que o desafio da educação para a democracia e do desenvolvimento de processos de aprenderensinar para um mundo plural e igualitário exige de nós, educadores e pesquisadores do campo da Educação, o desenvolvimento crescente de reflexões voltadas à compreensão desses processos de transformações sucessivas, rápidas e ininterruptas que caracterizam a atualidade e é nesse processo que o "IX Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias: democracia e educação - aprenderensinar para um mundo plural e igualitário" se inscreve.

No processo de repolitização da vida social proposto por Santos se inscreve a educação e os processos de aprendizagemensino dentrofora das escolas e espaços educativos formais, temas de que trataremos nesta nona edição do nosso Seminário, em que experiências sociais diversas e perspectivas estarão em permanente diálogo, buscando-se, com isso, tecer relações de autoridade partilhada entre conhecimentos e valores plurais, na perspectiva de uma ecologia de saberes (SANTOS, 2010) em que a relação de interdependência entre esses diferentes se destaque, permitindo e criando possibilidades do reconhecimento de todos e de cada um.

O reconhecimento e a necessidade de diálogo entre modos de aprenderensinar cotidianamente, dentrofora do universo acadêmico para a construção de uma sociedade democrática nos leva a propor nosso nono Seminário com essa temática.

 

Eixos

1
Redes educativas, cotidianos e práticas culturais e a questão da democracia
Conceição Soares
COMITÊ CIENTÍFICO
Alexsandro Rodrigues [UFES]
Ana Cristina Givigi [UFRB]
André Favacho [UFMG]
Aristóteles Berino [UFRRJ]
Carlos Eduardo Ferraço [UFES]
Carmem Sanches [UNIRIO]
Carmen Lucia Vidal Perez [UFF]
Cristiane Porto [UNIT]
Edmea Santos [UERJ]
Graça Regina Franco da Silva Reis [UFRJ]
João Barreto da Fonseca [UERJ/UFSJ]
Leonardo Amaro Nolasco [UERJ]
Maria Luiza Süssekind [UNIRIO]
Marisol Barenco [UFF]
Maritza Maldonado [UNEMAT]
Roberto Macedo [UFBA]
Sandra Kretli [UFES]
Simone de Lucena [UFS]
Stéfanie Gasse [UNIVERSITÉ DE ROUEN]
Stela Caputo [UERJ]
Tânia Delboni [UFES]
Vanessa Maia [UFSJ]
2
Currículo, política, cultura e a questão da democracia
Rosanne Dias
COMITÊ CIENTÍFICO
Alvaro Hypolito [UFPEL]
Ana Ivenicki [UFRJ]
Anna de Oliveira [UFPE]
Carlinda Leite [UNIVERSIDADE DO PORTO]
Carmen Alicia Martínez Rivera [UC- COLOMBIA]
Clarissa Bastos Craveiro [UFF]
Edna Barreto [UFPA]
Francisca Salvino [UEPB]
Gustavo Gilson [UFPE]
Jean Mac Cole Tavares dos Santos [UERN]
Maria Manuela Garcia [UFPEL]
Marlucy Alves Paraíso [UFMG]
Preciosa Fernandes [UNIVERSIDADE DO PORTO]
Silvia Morelli [UNIVERSIDADE DE ROSÁRIO]
Thiago Ranniery [UFRJ]
Vagda Gutemberg Rocha [UEPB]
Verônica Borges [UERJ]
3
Educação inclusiva e processos educacionais e a questão da democracia
Jane Paiva
COMITÊ CIENTÍFICO
Cleonice Puggian [UERJ]
Edna Castro de Oliveira [UFES]
Edna Oliveira [UFES]
Eduardo José Manzini [UNESP]
Eliane Ribeiro Andrade [UNIRIO]
Enicéia Mendes [UFSCAR]
José Geraldo Bueno [PUC/SP]
Márcia Pletsch [UFRRJ]
Marinaide Freitas [UFAL]
Mônica Kassar [UFMT]
Monica Pereira Santos [UFRJ]
Osmar Fávero [UFF]
Rosângela Gaviolli [USP]
Sandra Regina Sales [UFRRJ]
Timothy Ireland [UFPB]
4
Estudos da infância e da juventude e a questão da democracia
Miriam Leite
COMITÊ CIENTÍFICO
Ana Karina Brenner [UERJ]
Flavia Naethel Mota [UFRRJ]
Jane Felipe [UFRGS]
Maria Luisa Magalhães Bastos Oswald [UERJ]
Monica Peregrino [UNIRIO]
Raquel Gonçalves Salgado [UFMT]
Rita Ribes [UERJ]
Rogério Wurdig [UFPEL]
Rosana Heringer [UFRJ]
Shirley Rezende Sales [UFMG]
Walter Omar Kohan [UERJ]
5
História da educação e instituições e a questão da democracia
Marcia Cabral
COMITÊ CIENTÍFICO
Alessandra Schueler [UFF]
Alexandra Lima da Silva [UERJ]
José Damiro Moraes [UNIRIO]
Maria Celi Chaves Vasconcelos [UERJ]
Patricia Coelho [PUC-RIO]
Paula Leonardi [UERJ]
Roni Cleber Dias de Menezes [USP]
Sonia Maria de Castro Nogueira Lopes [UFRJ]
Sonia Rangel Câmara [UERJ/FFP]
6
Processos formativos, desigualdades sociais e a questão da democracia
Marcia Alvarenga
COMITÊ CIENTÍFICO
Denise Najmanovich [UBA]
Edla Eggert [PUC/RG]
Eduardo Simonini Lopes [UFV]
Flávia Cristina Silveira Lemos [UFPA]
Helena Fontoura [UERJ]
Luiz Fernando Sangenis [UERJ]
Martha Prata-Linhares [UFTMU]
Regina de Fatima de Jesus 
7
Cultura e comunicação em periferias urbanas e a questão da democracia
Gustavo Coelho
COMITÊ CIENTÍFICO
Erika Virgílio Rodrigues da Cunha [UFMT]
Ivan Amaro [UERJ/FEBF]
Talita Vidal Pereira [UERJ]
Thiago Ranniery Moreira de Oliveira [UFRJ]
8
Políticas públicas, formação humana e a questão da democracia
Luiz Antônio Saléh Amado
COMITÊ CIENTÍFICO
Deise Mancebo [UERJ]
Eveline Bertino Algebaile [UERJ]
Gaudêncio Frigotto [UERJ]
Jorge Nassim Vieira Najjar [UFF]
Luiz Fernando Reis [UNOESTE]
Pablo Gentili [UERJ]
Roberto Arruda [UNEMAT]

Coordenação Geral

Alexandra Garcia
Inês Barbosa de Oliveira
Mailsa Carla Pinto Passos

 

ORGANIZAÇÃO

APOIO


  • GT12 - Currículo
    GT16 - Educação e Comunicação
    GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais